Parque Estadual de Ibitipoca

O parque de Ibitipoca é uma das atrações principais da região, mas o Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer, não tem qualquer vínculo com agendamento, controle ou restrições que o Parque Estadual de Ibitipoca se orienta.

Nossa intenção é passar as informações aos turistas para que estes possam usufruir da melhor maneira sua estada em nossa região.

ATENÇÃO

Devido aos protocolos de segurança adotados frente a crise de pandemia de Covid-19, a capacidade de visitação do parque está reduzida para evitar aglomerações, a visita ao Parque está condicionada ao prévio agendamento (link abaixo). A visitação ocorrerá conforme escolha do circuito que pretende percorrer. Portanto, verifique atentamente qual sua preferência de horário.

Circuito Janela do Céu: Serão permitidos dois intervalos de saídas para a trilha, no limite de 55 pessoas por horário. Horários de saída: 07:00 e 09:00
Circuito Pico do Pião: Serão permitidos três intervalos de saídas para a trilha, no limite de 55 pessoas por horário. Horários de saída: 8:00, 10:00 e 12:00.
Circuito das Águas: Serão permitidos quatro intervalos de saídas para a trilha, no limite de 56 pessoas por horário. Horários de saída: 08:30, 10:30, 12:30 e 14:30.

AGENDAMENTO: http://www.parqueibitipoca.eco.br/

Antes do agendamento, favor conferir o enquadramento do seu ingresso na Portaria IEF Nº 34/2018.

Para valores de ingressos ou demais dúvidas, consulte o site oficial do IEF.

Todos os pagamentos são somente em dinheiro na portaria.

  • Dica para visitantes na alta temporada e fins de semana com movimento: não deixe para sair depois das 9:00 para o parque, devido a limitação.
  • O parque cobra ingresso por pessoa e só aceita dinheiro como pagamento.
  • Use roupas leves. Levar água e pequenos lanches, ajuda durante as caminhadas. Maquina fotográfica, lanterna, capa de chuva e se possível um agasalho. Pelo caminho existem várias cavernas e uma vegetação típica muito bonita.
  • A Janela do Céu é o máximo, e não deixe de entrar no cânion e dar um mergulho nas águas geladas, que existe na entrada da Janela do Céu. A volta pode ser pelo outro lado, desta forma você faz a volta completa em um único dia e deixa o outro para descansar nas cachoeiras.
  • As trilhas no parque só são permitidas percorrer à pé e não permitem entrada de animais.
Mapa do Parque de Ibitipoca

Mapa para o parque de Ibitipoca no Google Maps.

Roteiro Janela do Céu

Percurso: 16 Km (ida e volta) – permitido somente caminhada 
Na trilha: Cruzeiro, Gruta da Cruz, Pico da Lombada, Gruta dos Três Arcos,
Gruta dos Fugitivos, Gruta dos Moreiras, Cachoeirinha, Mirante, Janela do Céu, Rio Vermelho.

Roteiro Pico do Pião

Percurso: 11 Km (ida e volta) – permitido somente caminhada 
Na trilha: Gruta do Monjolinho, Gruta do Pião, Gruta dos Viajantes, Pico do Pião, Ruínas da Capela

Circuito da Águas

Percurso: 5 km (ida e volta) – permitido somente caminhada 
Na trilha: Gruta dos Coelhos, Lago dos Espelhos, Ducha, Lago Negro, Prainha das Elfas, Prainha, Gruta dos Gnomos, Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Cachoeira dos Macacos,  Rio do Salto.